Objetivos

O curso, teórico e prático, introduz a utilização básica do Arduino – micro-controlador open-source de baixo custo utilizado em arte digital para a criação de objetos interativos, instalações artísticas e pequenos robôs, dentre outras aplicações.

O objetivo é a aquisição de noções básicas na utilização do Arduino. Serão apresentados os tipos de sensores que podemos conectar ao Arduino; como utilizá-los;  que outros aparelhos o Arduino pode acionar, introduzindo ao aluno essa ferramenta disponível no mundo da interatividade.

Também se mostrará ao aluno que qualquer um pode aprender a utilizar Arduino graças à grande documentação disponível e aos exemplos de possíveis aplicações que existem online. Este método de aprendizagem é compartilhado por todas as ferramentas que funcionam em desenvolvimento aberto.

É recomendável um nível de inglês básico e noções de uso de computador.

Mais informações sobre Arduino podem ser obtidas através do site www.arduino.cc e no documentário “Arduino The Documentary” (vimeo.com/18390711)

A compreensão e utilização do Arduino implica que os alunos tenham que se dedicar também na aprendizagem de mais duas disciplinas conexas: Programação em C simples e Eletrônica para Interatividade.

O curso irá percorrer gradualmente cada um dos diferentes componentes que podem ser conectados ao Arduino.  Para cada um destes componentes serão introduzidos conceitos de programação e eletrônica.

Assim poderíamos dizer que o curso de Arduino é também um curso de eletrônica e de programação em C básica.

Os exemplos do curso nos mostrarão como se ligam os diferentes tipos de sensores (proximidade, temperatura, toque, etc) ao arduino, e também como usaríamos diferentes tipos de motores, luzes e outros mecanismos para poder atuar no mundo.

Os alunos também entenderão como foram inventados, na História, esses sensores e atuadores, e como eles funcionam.

Durante o curso o aluno aprenderá conceitos de interatividade e como pensar sistemas interativos: suas entradas, saídas, processamentos e estados – conceitos aplicáveis a qualquer campo da interatividade.