glitterBot – instalação

GlitterBot is a digital art installation is formed by several robots positioned so that the visitor inevitably interact with them. When a person approaches a robot, it is activated, and moves up down the wires using its engines until it finds the user’s face. At that point, a fan starts blowing glitter on the user’s face and not the floor. The glitter on the ground is shaken by the steps of the visitors. The conclusion is a visual space with robots floating over an area full of glitter drawn by the paths that visitors walking arrant de installation.

The aim of the work of Julio Lucio is to mimic human or natural behavior through technology. With Glitterbot, the user feels the robots as alive beings who have their ways, their movements and their goals and this creates an interaction between them.

 

GlitterBot é uma instalação digital constituída por vários robots posicionados de modo a que o visitante interaja inevitavelmente com eles. Quando alguém se aproxima de um robot este é ativado, e utilizando seus mecanismos, se move verticalmente pelos fios até encontrar o rosto do visitante. Nessa altura, uma ventoinha começa a soprar purpurina para o rosto do visitante e para o chão. A purpurina do chão é movida pelos passos do visitante. O resultado final é um espaço visual com robots flutuando sobre uma área cheia de purpurina desenhada pelos caminhos que os visitantes completam no espaço da instalação.

 

O objetivo do trabalho é imitar o comportamento natural ou humano através da tecnologia. Com glitterBot, o usuário sente os robots como seres vivos que têm as suas maneiras, os seus movimentos e objetivos próprios, e que criam uma interação entre eles.

 

Texto curadoria da revista Select magazine 

Glitterbot

Julio Lucio apresenta uma tecno instalação inédita, formada por um conjunto de robôs cuja função é soprar glitter dourado sobre o visitante. Seus robôs, de modo geral, não são projetados com o objetivo de realizar tarefas humanas consideradas importantes para o cotidiano funcional, entretanto, a função de suas maquinas parece ser indispensável para a vida.

Seu trabalho sai do âmbito da sobrevivência para o âmbito da vivência. Sendo assim, seus robôs nos proporcionam uma experiência de vida. Um robô, a principio, seria a expressão máxima de uma sociedade que deposita sua fé na ciência e na tecnologia e num certo sentido deve ser assim, apesar disso o GlitterBot de Julio Lucio inverte essa direção e articula o mesmo padrão ciência+tecnologia para reanimar a ação humana com fazeres considerados supérfluos e não essenciais.

Sua tecno instalação transforma o espaço num campo sensibilizado pelos sensores dos robôs, que são acionados pela presença humana. Tanto espaço quanto o visitante-participante são cobertos pelo pó dourado do glitter. Neste caso a cor é metal e não a cor pigmento. Por ultimo o ouro torna confere ao espaço um brilho que mais o desintegra do que o integra.

Julio Lucio vem desenvolvendo um trabalho muito especial no campo da reflexão sobre arte/ciência/tecnologia, essa tríade que hoje é mais um problema aos artistas que uma solução. E no caso desse artista acho que a experiência é bem sucedida porque revela mais problemas do que encontra soluções.

Alberto Saraiva

25 respostas para “glitterBot – instalação”

  1. Pingback: social signals
  2. Pingback: mj420.delivery
  3. Pingback: texasguntrader
  4. Pingback: poker-info.net
  5. Pingback: phuket lawyer
  6. Pingback: superkaya88
  7. Pingback: relaxing
  8. Pingback: Ezugi
  9. Pingback: Ninja Slot
  10. Pingback: super kaya 88
  11. Pingback: lsm99live.com
  12. Pingback: ks quik 2000

Os comentários estão desativados.